ESCOLA ESTADUAL GUARANTÃ
PROJETO DA HORTA NA ESCOLA
GUARANTÃ DO NORTE, 27 DE JANEIRO DE 2012.
PROJETO HORTA
Público Alvo – Destinado a alunos de Educação Básica do Ensino Fundamental.
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
· Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
· Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
· Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
· Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
· Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
· Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
· Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
· Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
AVALIAÇÃO: Observação periódica do interesse das crianças.
· Justificativa:
Educadores tem refletido e muitas vezes buscado cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos.
Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo.
O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas, o exercício da paciência e perseverança. Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades.
Hortas escolares são instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. Ela nos ensina os valores da Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.
INTRODUÇÃO
Atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar
mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente.
Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso.
Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.
AS TURMAS ENVOLVIDAS NO PROJETO PODERÃO REALIZAR PESQUISAS SOBRE:
· O solo, o clima e os alimentos;
· Os alimentos e o seu valor nutricional;
· A importância do solo na reprodução de alimentos;
· Os cuidados com a preparação do solo;
· Alimentos e seu valor nutricional;
· Receitas pesquisadas junto a familiares e outras pessoas da comunidade que contenhamos alimentos cultivados na horta;
· Atividades relacionadas ao conteúdo programático de cada ciclo.
Para implantar o projeto na escola, vamos precisar de:
· Um terreno para desenvolver a horta.
· Apoio dos alunos, dos outros professores e da comunidade.
· Recursos como palanques, arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
· Ajuda de instituições que tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas.
METODOLOGIA:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos acompanhem todas as etapas do cultivo, participando diretamente de cada uma delas. A cada semestre, pode ser escolhida uma verdura para ser cultivada. Mas, antes que os alunos comecem a ter contato com a terra e as sementes, é importante que o professor procure envolvê-los em uma atividade lúdica que desencadeie a questão do cultivo.
Fotos da horta: professores, funcionarios e alunos
Gostei muito de seu projeto..posso utilizar como base para um que estou montando? Vanderjjs@gmail.com
ResponderExcluirMuito interessante esse projeto, também estamos iniciando essa atividade na escola que trabalho...
ResponderExcluirQue excelente projeto, também montamos uma horta bem pequena em nossa escola com os alunos do 2º ano e tem sido um sucesso, eles colhem e levam pra casa. Parabéns pelo seu projeto, boas ideias devem ser compartilhadas e eu já roubartilhei a sua!!!
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